Compare Produtos, Lojas e Preços

terça-feira, 14 de abril de 2009

Portabilidade: mais um serviço em eterna fase beta no Brasil


Eu era cliente da Oi há muitos anos. Meu último plano foi o Oi 60, com 600 minutos de bônus e pagava R$17,90 por isso. Bom demais pra mim. Então a Oi veio com uma promoção parecida, mas me dava 1000 minutos de bônus mais 100 torpedos por R$27,90. Como eu era cliente, não podia participar da nova promoção. Fui pensando nas possibilidades: mudar pra Oi Cartão e depois voltar, pagando R$20 ou portar pra outra operadora e pagar a mensalidade de R$17,90, ao invés de R$27,90. Claro que esta última me pareceu melhor, então tentei.

Portei meu número precioso pra TIM. Nunca gostei dela, nenhum contato meu era da TIM e só portei por conta da promoção. No dia e hora marcados o número foi portado com "sucesso". Aí começaram as dores de cabeça.

- Primeira revolta: A TIM tarifa a primeira mudança de plano.
Eu não ia gastar R$15 pra colocar de crédito no TIM pra não usar. Então pensei: "eles botam crédito a partir de R$1 no Plano 1, vou mudar de plano". Que nada... Eles queriam cobrar R$5 pra eu fazer minha primeira mudança. Reclamei na Anatel, resolveu.

- Segunda revolta: Meu número, mesmo funcionando na nova operadora, constava como "em processo de portabilidade".
A maldita operadora chamada TIM, ou essa tal intermediária que faz a portabilidade constava meu número ainda "em processo de portabilidade". Ou seja, eu não podia voltar pra Oi nem que quisesse (e eu queria, e muito). Passou mais de duas semanas assim.
O jeito foi ficar na TIM por umas semanas. Mas aí um grande problema que ainda persiste:

- Terceira revolta: não recebo mais ligações.
O DDD do meu celular é 74 mas eu vivo em constante troca de "rede" pois a cidade vizinha a minha tem o DDD 87. A moça da loja na hora de vender (todas são boazinhas nessa hora) me disse que eu não seria tarifado pra receber ligações nesse DDD, isso é acordo da TIM e de todas as operadoras daqui.
Mas a TIM, com seu sistema de cobranças sempre "perfeito", informa que meu número não existe quando estou na área 87. A moça da loja agora me disse que tinha que ter créditos pra receber, apesar de não tarifar roaming.
Coloquei créditos, o que aconteceu? NADA.
Ninguém mais me liga.
Detalhe: dou valor a Oi porque ela me permite que eu use meus bônus nos DDDs 74 e 87. Uma maravilha e nada mais justo.

- Quarta revolta: a Oi não me queria de volta como cliente.
Depois que meu número constava como portado finalmente, fui na Oi de novo. Então no sistema deles veio a seguinte mensagem: "Este número já foi Oi e não pode ser portado".
Agora sim me desesperei. Tentei em duas lojas e não quiseram apelar pra conseguir trazer o número de outro jeito.
Já tava quase desistindo quando um atendende legal da loja passou a tarde tentando e finalmente meu número conseguiu ser portado de volta pra Oi! =D

Agora só esperar sexta-feira pra portabilidade ser concluída. Juro que quebro o chip da TIM.

Dica: nunca se aventurem nessa tal portabilidade se não tiverem certeza que querem trocar de operadora.

Nenhum comentário: