Compare Produtos, Lojas e Preços

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Linguagem Java: um tormento?

Vou escrever agora esse post de cunho pessoal, só pra desabafar mesmo.

Tenho uma matéria na faculdade, Programação Orientada a Objetos, mais conhecida como POO. A linguagem utilizada é o Java (foi a escolhida pelo professor, mas poderia ter sido qualquer outra OO, como C++).

Estou tendo algumas dificuldades na matéria. Talvez meu maior impedimento seja a minha chatice em querer saber pra que servem as coisas - no caso, as funções do Java. E nas aulas não fica muito claro pra mim o sentido dessas funções.

Exemplo: pra quê polimorfismo? Poxa, se eu quero que um "Gerente" seja "Gerente", por que eu devo declará-lo como "Empregado" e só assim instanciar como "Gerente" se a classe "Gerente" herda as caracteristicas de Empregado? Não é mais fácil declarar e instanciar tudo como "Gerente"? (baguncei tudo, mas Java é uma bagunça por si só).

(clique na imagem pra ver um exemplo do que eu tô falando).










Outro: Essa realmente é ridícula. Pensa comigo: você tem um programa que grava o salário de um Gerente numa certa variável "salario" e se você não quer que o salário extrapole o valor de R$2000,00, não é tão mais simples colocar um "if salario>2000" exibe erro? Então por que eu tenho que aprender a criar uma nova exceção para caso o salário ultrapasse esse valor ele exiba um maldito erro?

Ok, posso até não estar aprendendo direito Java, ou como diz meu amigo Adriel "não peguei a essência da linguagem ainda". Bom, eu me esforço.

[ironia] A propósito, fazer prova sem treinar antes com exercícios é um pouco difícil, não? [/ironia]

See ya.

P.S.: Gosto de Programar, e definitivamente eu prefiro C em relação à Java.
P.S.2: As imagens são dos slides do meu professor.

Os dez melhores temas visuais para Linux



O site LinuxHaxor compilou uma lista dos supostos 10 melhores temas visuais para Linux. Apesar de ser uma lista com opção pessoal, tenho que concordar que os temas são realmente muito bons.
Estou usando o "DustTheme" no meu Ubuntu há algumas semanas.

Veja a lista aqui.

Aprenda línguas estrangeiras com o LiveMocha


Uma amiga me passou o link desse site e parece ser muito interessante.
É uma mistura de comunidade de relacionamentos (como o orkut, mas sem baboseiras) com aprendizado de línguas. Existem várias opções, de inglês, alemão até mandarim e sânscrito(!).

Possui exercícios com imagens e áudio. É legal pra quebrar um galho.

Pra acessar o LiveMocha, clique na imagem ou aqui.

Lançado o Ubuntu 8.10 - Intrepid Ibex

“Há apenas alguns minutos foi oficialmente lançado o novo Ubuntu 8.10, conhecido como Intrepid Ibex.

Peguem enquanto está quente e dêem preferência para os torrents e espelhos pois os servidores da Canonical estão começando a ficar congestionados.”

Links de Torrents:

Imagem do CD i386:

Desktop
Alternate
Server

AMD64:

Desktop
Alternate
Server


Já estou baixando o meu! Daqui pra amanhã termina, graças à minha conexão maravilhosa.

Vale lembrar que essa versão traz um ótimo suporte a conexões Wi-FI e 3G. Eu já testei anteriormente no meu modem 3G da Claro e funcionou perfeitamente, com uma configuração - acreditem - mais fácil que no Windows!

Espero que tenham tirado aquele tema marrom-cocô do padrão. ;)

Fonte: BrLinux