Compare Produtos, Lojas e Preços

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

A saga do notebook da Positivo com Linux

Fui com minha tia na Ricardo Eletro comprar um notebook Positivo mobile Z710, este aqui. Ele veio com uma distribuição do Linux, Mandriva 2008, com KDE e modificado com a marca Positivo.

Até aí tudo ok. Apesar de (quase) todas as distribuições Linux oferecidas em PC populares serem horríveis, esta era bem razoável. Tudo bem que as empresas colocam Linux só pra baratear o computador, mas deveriam ter o mínimo de respeito com quem não entende e acha que sistema operacional é tudo a mesma coisa (pessoas essas que nunca vão formatar e colocar Windows).

Como se pode ver, o note tem uma webcam integrada. Mas o Linux-Positivo não. Modem banda larga 3G? Também não funcionou.
Ok, o modem ainda vai, mas não funcionar a webcam integrada é demais, não?

Levando na autorizada, é claro que eles não entendiam nada de Linux. Nem um mísero CD do Ubuntu tinham. E o que recomendaram? [ironia] Instalar  o Windows XP Piratão por módicos R$40! [/ironia]

Minha tia, certa que é, não aceitou. E devolveu o note à loja, que saiu perdendo e muito! Tudo culpa do descaso de não ter colocado um "simples" driver de webcam no Linux.

E assim o querido Linux queima sua imagem, coitado...